Quem Somos
O QUE É O TEATRANDO
Imagine um espaço em que você possa desenvolver suas habilidades e seu lado criativo por meio de jogos teatrais, inúmeras dinâmicas e ainda por cima ter a oportunidade de participar de um espetáculo teatral no final do ano!
Essa é a proposta do Teatrando, um curso de teatro feito sob medida para quem está a fim de novas experiências, num ambiente em que você possa despertar o melhor em si mesmo.
Nossas atividades são lúdicas, e ao mesmo tempo educativas, incentivando a autoestima de crianças e adolescentes, estimulando o poder da comunicação e da criatividade; desenvolvendo raciocínio rápido e o trabalho em equipe, além de despertar o prazer pela leitura e pesquisa. Não buscamos formar atores.
As classes são compostas por alunos com idades similares, com propostas adequadas para cada faixa etária. São 19 anos de experiência trabalhando com crianças e adolescentes, além de uma turma especial para adultos!
Essa é a proposta do Teatrando, um curso de teatro especializado em crianças e adolescentes, sob medida para quem está a fim de novas experiências, num ambiente em que você possa despertar o melhor em si mesmo.
UNIDADES
Como funciona?
O curso Teatrando possui periodicidade anual, com dois módulos semestrais, sendo que ao final de cada módulo, os alunos apresentam espetáculo em teatros profissionais. Um evento marcante para o aluno e sua família. As aulas são semanais (uma vez por semana), com duração entre uma hora e meia, duas horas ou duas horas e trinta minutos (dependendo da idade das turmas e do local). São várias turmas das mais variadas idades.
Atualmente atuamos em quatro espaços:
Escola Carandá Vivavida – nas unidades 3 e 4
Unidade 3: Rua Dr. Diogo de Faria, 1338, Vila Clementino.
Unidade 4: Rua Estado de Israel, 1033, Vila Clementino.
Nesse espaço as regras são as seguintes:
Para alunos cursando o Ensino Fundamental 1, somente são aceitos alunos da Escola Carandá Vivavida
Para alunos cursando o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio, são aceitos alunos de fora da escola.
São aceitos novos alunos até o mês de março.
Academia Aquasport
Rua Amâncio de Carvalho, 308, Vila Mariana
Nesse espaço atuamos com crianças entre 7 e 10 anos (todas as escolas), e com a turma de adultos.
Turmas abertas para 2019.
Nesse espaço são aceitos todos os alunos.
Novo Ângulo, Novo Esquema
Rua Graúna, 107, Moema
Nesse espaço são aceitos apenas alunos ou ex-alunos da escola.
São aceitos novos alunos até o mês de março.
Colégio Vicentino Virgem Poderosa
Praça Frederico Ozanan, 158, Moinho Velho
Nesse espaço só serão aceitos alunos matriculados no colégio
NOSSA EQUIPE
BEATRIZ BELINTANI
Beatriz Belintani é formada em Comunicação Social pela FAAP, em Atuação pela SP Escola de Teatro, e também é ex-aluna do Teatrando, que cursou dos 7 aos 19 anos, além de outros cursos como TeenBroadway de teatro musical, e Mímica Total e Teatro Físico com Luis Louis. Atualmente também estuda canto e dança e como atriz profissional integra a Cia. Queda Livre, o Teatro da Vértebra e a Cia. Lusco-Fusco.
ROBERTA MC DONALD
Roberta é atriz, cantora e dançarina, e professora do ensino regular. É formada em Teatro Musical pela Escola 4Act , em Teatro pela Escola William Shakespeare e também formada em Letras pela Faculdade Faenac. Desde pequena fez cursos de dança, teatro e música, e participou de diversas oficinas de grupos teatrais diversos. É alguém que não se imagina vivendo sem Arte.
GILSON TOTTI DIAS
Gilson Totti Dias, ator, diretor, escritor, mas acima de tudo professor. Idealizador do curso Teatrando e autor de mais de 50 peças, leciona para crianças e adolescentes desde 1999. Cerca de 1.000 alunos já passaram pelas suas aulas. Formado pelo Teatro Escola Célia Helena e em administração de empresas com pós graduação em eventos, concilia em suas aulas o aspecto lúdico, criativo com pitadas de organização, estimulando um ambiente de coletividade entre os alunos.
VIVIAN VALENTE
Vivian Valente é atriz, palhaça, diretora e arte educadora. Cursou Atuação na SP Escola de Teatro, o Curso de Palhaço dos Doutores da Alegria e também é formada em Filosofia na FFLCH – USP. Participou de diversos cursos, oficinas e espetáculos e iniciou sua trajetória no teatro através do Teatrando, onde permaneceu por cerca de dez anos e descobriu sua paixão por essa arte.
HISTÓRIA
O Teatrando surgiu em 1999 numa experiência do professor Gilson Totti Dias como voluntário, quando recebeu a incumbência de dar aulas para 30 alunos na faixa dos 8 aos 10 anos.
Sem experiência na época, adaptou os exercícios que aprendeu em diversas escolas de teatro, e aplicou as dinâmicas nas crianças. O resultado foi “surpreendente”.
Estimuladas pelas atividades e jogos, a turma desenvolveu-se rapidamente na expressão corporal, na comunicação verbal e na leitura; na autoconfiança, na concentração e no interesse pelo trabalho em grupo. Uma vivência especial para toda a equipe, coroada com uma peça no final do ano. A partir dessa experiência, o Teatrando ganhou conceito, forma e planejamento, sendo que no ano 2000 começou oficialmente suas atividades na Escola Carandá Vivavida como curso extracurricular. Atuando em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, já foram montadas mais de uma centena de turmas envolvendo mais de 1000 jovens. Um curso que busca uma constante renovação – o que explica a sua longevidade.
Em 2001, o Teatrando começou suas atividades no Colégio Novo Ângulo Novo Esquema (NANE), num projeto especial encomendado pela direção da escola. Desde a implantação, vários alunos que apresentavam defasagem escolar passaram por uma transformação de comportamento positiva, vencendo barreiras e interagindo muito melhor consigo e com seus amigos e familiares.
Em 2019 estamos inaugurando uma nova parceira com o Colégio Vicentino Virgem Poderosa, com a formação de novas classes, somente para os alunos matriculados no colégio.
O Teatrando possui projetos especiais para alunos que pretendem avançar na carreira artística, inclusive entrando em cartaz. Também temos um turma de adultos, formada na sua maioria por pais de alunos e ex-alunos que se apaixonaram pelo curso. Uma tradição desde 2003.